top of page

5 LIVROS PARA VOCÊ COLOCAR NA SUA LISTA DE LEITURA

Atualizado: 11 de out. de 2018

Neste artigo vou recomendar 5 livros não técnicos. Não vou falar de livros técnicos de geologia, pois isso é um mundo a parte e não tem ninguem melhor para indicar leituras técnicas que os professores. Também não vou sugerir nenhum livro de ficção, pois cada um tem um gosto específico e este não é um site de literatura.

Todos os livros sugeridos aqui apresentam alguma ideia ou conjunto de ideias que podem ser uteis no dia a dia ou podem mudar a nossa forma de pensar e até mesmo de observar as coisas. Esse o primeiro post com 5 livros, futuramente publicaremos novos posts com outras sugestões.

Se você discorda das sugestões ou tem outros livros para sugerir pode comentar abaixo!


Imagino que muitos ja devam ter lido este livro ou pelo menos ja ouviram falar dele. Este livro é basicamente a biografia de William Smith e todo o caminho que ele teve que percorrer até concluir seu sonho e sua obra prima que hoje é considerada o primeiro grande mapa geológico. Seu mapa geológico da Inglaterra de 1815 se assemelha em muito com o mapa atual.

Além do livro ser importante para o conhecimento da história da geologia recomendo muito a leitura para quem esta fazendo ou vai fazer matérias de mapeamento. No seculo XVII-XIX não havia o conceito de geologia como temos hoje e muito menos as tecnologias como o google maps, GPS, computadores, maquinas digitais, etc. Mesmo assim uma pessoa sozinha oi capaz de mapear um país inteiro. Isso demonstra que qualquer geólogo ou estudande de geologia hoje é capaz de realizar um excelente trabalho com todas as facilidades que temos.


Pode parecer um clichê esta indicação, muitos podem achar que se trata de um livro de auto-ajuda, mas estão enganados pois este livro é sobre educação financeira. No Brasil não temos o costume de ter educação financeira na infância e adolescência, pode-se dizer que até mesmo muitos adultos não fazem a menor ideia do que se trate. O livro conta de forma biografica a infância do autor (Robert Kiyosaki) e conta como ele aprendeu o valor de investir tempo e conhecimento em fazer o dinheiro trabalhar por ele e não o inverso. Este livro não traz uma receita de bolo para enriquecer (mesmo que você ache um assim desconfie!!!), mas mostra a mentalidade necessária para conseguir. Nunca é tarde para se educar financeiramente e quanto antes começar melhor. Quem esta no começo de carreira ou ainda procurando o primeiro emprego é importante a mentalidade de educação financeira para garantir uma independencia financeira confortavel no futuro.


O Livro descreve a história de como Jorge Paulo Leeman veio a se tornar a pessoa mais rica do Brasil e junto com ele Marcel Telles e Beto Sucupira (atual posição 3 e 4 de pessoas mais ricas do Brasil segundo a Forbes). O livro não é exatamente uma bibliografia, apesar de contar um pouco da vida deles, mas a principal parte do livro descreve a forma de gestionar que Jorge Paulo Leeman aplicou em suas empresas e que foi tambem aplicada por diversos de seus funcionários/discipulos como Marcell Telles e Beto Sucupira. A forma de gestão levando em conta a meritocracia e dando mais chances e responsabilidades a pessoas mais jovens se traduziu em mais resultados para sua empresa. Hoje essa metodologia é replicada em diversas empresas dentro e fora do país.


Este livro foi escrito por Yuval Noah Harari, historiador Israelense e professor do departamento de história da Universidade de Jerusalem. O livro descreve de forma inovadora a evolução do Homo Sapiens através dos milenios e com isso muda nossa perspectiva em relação a diversos fatores como religião, economia, política, geografia e história. É uma leitura muito interessante que vai mudar sua forma de ver os seres humanos.









Conhecer a história de onde você vive ajuda a compreender o presente e divagar sobre o futuro. O Brasil é o maior país da América Latina e o único que fala português. E porque o Brasil não se dividiu em diversos paises como o resto do continente. Os historiadores afirmam que foi devido a vinda de D João IV a então colônia, mudando definitivamente o nosso destino. Com certeza vimos estas etapas da nossa história no ensino médio, mas muitos detalhes ficam para trás ou não demos a devida atenção e importância. O livro vai narrar os principais fatos históricos e ambientar a vida ddesde a chegada no Brasil até o retorno de D João IV a Portugal.




Escrito pelo YP: Guilherme Arruda

72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page