5 LIVROS PARA VOCÊ COLOCAR NA SUA LISTA DE LEITURA

Atualizado: 11 de Out de 2018

Neste artigo vou recomendar 5 livros não técnicos. Não vou falar de livros técnicos de geologia, pois isso é um mundo a parte e não tem ninguem melhor para indicar leituras técnicas que os professores. Também não vou sugerir nenhum livro de ficção, pois cada um tem um gosto específico e este não é um site de literatura.

Todos os livros sugeridos aqui apresentam alguma ideia ou conjunto de ideias que podem ser uteis no dia a dia ou podem mudar a nossa forma de pensar e até mesmo de observar as coisas. Esse o primeiro post com 5 livros, futuramente publicaremos novos posts com outras sugestões.

Se você discorda das sugestões ou tem outros livros para sugerir pode comentar abaixo!


O mapa que mudou o Mundo:

Imagino que muitos ja devam ter lido este livro ou pelo menos ja ouviram falar dele. Este livro é basicamente a biografia de William Smith e todo o caminho que ele teve que percorrer até concluir seu sonho e sua obra prima que hoje é considerada o primeiro grande mapa geológico. Seu mapa geológico da Inglaterra de 1815 se assemelha em muito com o mapa atual.

Além do livro ser importante para o conhecimento da história da geologia recomendo muito a leitura para quem esta fazendo ou vai fazer matérias de mapeamento. No seculo XVII-XIX não havia o conceito de geologia como temos hoje e muito menos as tecnologias como o google maps, GPS, computadores, maquinas digitais, etc. Mesmo assim uma pessoa sozinha oi capaz de mapear um país inteiro. Isso demonstra que qualquer geólogo ou estudande de geologia hoje é capaz de realizar um excelente trabalho com todas as facilidades que temos.


Pai Rico, Pai Pobre:

Pode parecer um clichê esta indicação, muitos podem achar que se trata de um livro de auto-ajuda, mas estão enganados pois este livro é sobre educação financeira. No Brasil não temos o costume de ter educação financeira na infância e adolescência, pode-se dizer que até mesmo muitos adultos não fazem a menor ideia do que se trate. O livro conta de forma biografica a infância do autor (Robert Kiyosaki) e conta como ele aprendeu o valor de investir tempo e conhecimento em fazer o dinheiro trabalhar por ele e não o inverso. Este livro não traz uma receita de bolo para enriquecer (mesmo que você ache um assim desconfie!!!), mas mostra a mentalidade necessária para conseguir. Nunca é tarde para se educar financeiramente e quanto antes começar melhor. Quem esta no começo de carreira ou ainda procurando o primeiro emprego é importante a mentalidade de educação financeira para garantir uma independencia financeira confortavel no futuro.


Sonho Grande:

O Livro descreve a história de como Jorge Paulo Leeman veio a se tornar a pessoa mais rica do Brasil e junto com ele Marcel Telles e Beto Sucupira (atual posição 3 e 4 de pessoas mais ricas do Brasil segundo a Forbes). O livro não é exatamente uma bibliografia, apesar de contar um pouco da vida deles, mas a principal parte do livro descreve a forma de gestionar que Jorge Paulo Leeman aplicou em suas empresas e que foi tambem aplicada por diversos de seus funcionários/discipulos como Marcell Telles e Beto Sucupira. A forma de gestão levando em conta a meritocracia e dando mais chances e responsabilidades a pessoas mais jovens se traduziu em mais resultados para sua empresa. Hoje essa metodologia é replicada em diversas empresas dentro e fora do país.


Sapiens: Uma Breve História da Humanidade:

Este livro foi escrito por Yuval Noah Harari, historiador Israelense e professor do departamento de história da Universidade de Jerusalem. O livro descreve de forma inovadora a evolução do Homo Sapiens através dos milenios e com isso muda nossa perspectiva em relação a diversos fatores como religião, economia, política, geografia e história. É uma leitura muito interessante que vai mudar sua forma de ver os seres humanos.









1808:

Conhecer a história de onde você vive ajuda a compreender o presente e divagar sobre o futuro. O Brasil é o maior país da América Latina e o único que fala português. E porque o Brasil não se dividiu em diversos paises como o resto do continente. Os historiadores afirmam que foi devido a vinda de D João IV a então colônia, mudando definitivamente o nosso destino. Com certeza vimos estas etapas da nossa história no ensino médio, mas muitos detalhes ficam para trás ou não demos a devida atenção e importância. O livro vai narrar os principais fatos históricos e ambientar a vida ddesde a chegada no Brasil até o retorno de D João IV a Portugal.




Escrito pelo YP: Guilherme Arruda

0 visualização

©2020 AAPG YP BRASIL