Porque estender seu conhecimento além da geologia!

Atualizado: 11 de Out de 2018


Ja se passou o tempo em que saber inglês era considerado um diferencial no mercado de trabalho. Hoje em dia uma segunda lingua é considerado básico e cada vez mais a industria demonstra interesse em profissionais que aproveitaram sua graduação para adquirir novas experiências como viagens, intercâmbios, estágios e estudos além da universidade.


Conhecimentos que vão além da geologia são uteis não apenas para se destacar em uma vaga em alguma empresa, mas para também abrir o leque de opções em que um profissional formado em geologia possa trabalhar. O curso de geologia é muito específico tecnicamente e, de forma geral, gera profissionais capacitados para trabalhar apenas com geociências. Diferente de outros cursos técnicos como as engenharias que formam profissionais que trabalham em diversas áreas desde a engenharia propriamente dita a administração, economia, etc.

Ter conhecimentos básicos em assuntos como programação, tecnologia da informação, administração, business, economia, contabilidade, etc. podem abrir portas para vagas mais amplas que em momentos de escassez de emprego e crises pode ser uma boa opção, além, é claro, de se destacar da concorrência em uma vaga ofertada em alguma empresa.

Durante a graduação costumamos achar que não temos tempo para nada, quando vamos para o mestrado/doutorado olhamos para trás e vemos como tínhamos tempo livre e no final quando entramos no mercado de trabalho nos damos conta e vemos como a vida é corrida e como poderíamos ter aproveitado melhor nosso tempo.

Sempre podemos aprender algo novo, não imporata a época ou idade, mas durante graduação ou logo após terminar é sempre mais fácil estudar, por ja estar no ritimo de aprendizado e por ainda não ter muitas responsabilidades (na maioria dos casos) como se preocupar em pagar as contas de casa.

Abaixo vou passar uma lista de diversos sites que qualquer pessoa pode aprender algo novo. No futuro farei um post com sugestões mais específicas dentro destes sites.


-Khan Academy: https://pt.khanacademy.org

Este site é completamente gratuíto e a maior parte das matérias são de esino médio, bom para revisar matérias para física e calculo na graduação. Tem também aulas de economia e computação.

-Udemy: https://www.udemy.com

Site com cursos pagos e com certificados de assustos dos mais variados. Sugiro dar uma olhada com calma nas categorias. Uma dica é sempre estar de olho no site que eles sempre fazem promoções de cursos (por exemplo nas primeiras semanas do ano quase todos os cursos estavam por cerca de 20 reais!!!!)


-Edx: https://www.edx.org

Plataforma criada pelas Universidades de Harvard e o MIT em 2012 e hoje tem a participação de diversas universidades de todo o mundo. Os cursos são gratuitos e abrangem diversas áreas.


-Coursera: https://www.coursera.org

O Coursera é uma mistura do Udemy com o Edx, com cursos e especializações oferecidas por diversas universidades. A maior parte dos cursos são pagos, mas existem muitas opções de cursos gratuitos.


-Stanford: https://online.stanford.edu/courses

Este é o canal de aulas online da stanford com cursos online gratuitos e pagos.


-MIT: https://ocw.mit.edu/index.htm

Canal do MIT com aulas online. Nem todas os cursos tem video aula, mas na maioria é possível baixar as apresentações e materiais extras.


-YouTube: https://www.youtube.com

Acredito que nem preciso explicar! O Youtube é a maior plataforma com video aulas, é possível aprender praticamente de tudo. A minha sugestão é para quem não domina uma segunda lingua ou quer aprender novos idiomas. Esta é a melhor opção (além de ser de graça!)



Escrito pelo YP: Guilherme Arruda

0 visualização

©2020 AAPG YP BRASIL