top of page

Young Professionals + Capítulos estudantis: uma união poderosa

Autor: Misael Félix


Imagem ilustrativa. Fonte: [1].


O Imperial Barrel Award (IBA) é uma competição que simula o processo exploratório de hidrocarbonetos em diferentes plays. Por ser direcionada aos estudantes ao redor do mundo, é um processo bastante desafiador para ser entregue em curto prazo. Em apenas 2 meses, 5 estudantes (sem larga experiência na indústria) precisam ser pragmáticos e coerentes na avaliação da prospectividade analisando elementos de carga, selo, reservatório e trapas a nível de play e de prospecto - sumarizando tudo isso em volumes e risco geológico.

Diante disso, é notória a necessidade de suporte/consultoria de profissionais da indústria. Entretanto, ao longo de anos, percebeu-se que a consultoria externa não deveria ser apenas de caráter instrutivo, mas também organizacional (assumindo um papel de liderança num momento em que 5 estudantes já se encontram bastante atarefados para desempenhar esse papel com qualidade). Os membros do YP são importantes ferramentas nesse sentido, já que, além de possuírem perfis de liderança, também possuem a experiência técnica para a orientação.

Assim, a força dos membros do Student Chapter da UFRJ e UERJ somada à experiência e liderança de membros do YP (Misael Felix e Ricardo Alevato) conseguiram atingir alguns resultados históricos não só para o Brasil, mas também para a região LACR, dentre essas:


  • Primeira vez com 100% de aproveitamento brasileiro no IBA (UFRJ e UERJ)

  • Primeira vez após 8 anos que uma universidade brasileira representa a América Latina nas competições Finais (UFRJ).

  • Primeira vez que um time brasileiro vence as finais do IBA (UFRJ).

  • Primeira vez que um time da LACR vence as finais do IBA (UFRJ).

  • Primeira vez que um time da LACR fica entre os top 3 do IBA (UFRJ).

  • Primeira região fora da Europa e US Sections a conquistar o primeiro lugar no IBA (LACR - UFRJ Team).


Como membro do YP e Geólogo de Exploração, sinto-me honrado em fazer parte desse momento histórico tão relevante para o país e a região latino-americana.

Esse resultado é fruto de um esforço de 2 meses em cima de uma região no Golfo do México onde se analisaram diferentes plays e prospectos através de métodos comuns na indústria. O papel do YP Advisor não esteve somente na instrução e ensinamentos (inúmeras reuniões durante a semana e fins de semanas), mas também na organização do time em diferentes frentes, planejamento de produtos com deadlines desafiadores, controle de qualidade em cada etapa, além do papel motivacional (fundamental para manter o ritmo dos estudantes). O time, por sua vez, dedicou toda a energia para absorver ensinamentos e cumprir produtos com deadlines justos e interdependentes.

Essa união entre jovens estudantes e jovens profissionais vem sendo adaptada durante anos através de erros e acertos. Porém, já se provou ser bastante poderosa e eficiente para competições como IBA, de modo que, se mantida adiante, trará muitos frutos para o Brasil e região.


Referências:

[1] AAPG UFRJ Student Chapter.


77 visualizações0 comentário
bottom of page