O Capítulo de Jovens Profissionais da AAPG no Brasil - AAPG Young Professionals Brasil (AAPG YP Brasil) - é um capítulo ligado à American Association of Petroleum Geologists, com interesse na área de geologia do petróleo e temas relacionados. Somos formados por jovens profissionais geólogos que: estão iniciando sua vida profissional na indústria (menos de 10 anos de experiência), que desenvolvem projetos relacionados a geologia do petróleo nas universidades (mestrado e doutorado), e recém-formados. Temos o comprometimento com o desenvolvimento de jovens geólogos no início de sua carreira por meio da promoção de networking entre os jovens profissionais e profissionais experientes da indústria de óleo e gás, oportunidades de capacitação profissional (cursos, palestras, workshops), mentoria, divulgação e incentivo a participação em eventos do setor, divulgação dos trabalhos dos jovens profissionais e incentivo a divulgação das geociências para a sociedade. Além disso, como representantes da AAPG no Brasil temos o compromisso de apoiar os capítulos estudantis da AAPG no Brasil.

Desde o início, em 2013, coordenamos diversas atividades, as quais têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento dos jovens profissionais, nosso objetivo primordial. Todos os integrantes aprenderam muito sobre como trabalhar com diversos temas, públicos variados, em diferentes ambientes e orçamentos. É um trabalho voluntário que faz a diferença na nossa vida profissional e na vida de vários outros jovens profissionais. Promovemos um diálogo efetivo entre profissionais da indústria e da academia, de todas as idades e de todos os lugares do Brasil. Somos uma grande família de jovens profissionais comprometidos a acompanhar os avanços do setor no mundo, e levar esse conhecimento e informação a diferentes setores da sociedade.

Missão
Visão
Valores

BREVE HISTÓRICO

O mercado de petróleo no Brasil ganhou destaque e tem vivido grandes desafios com a descoberta e exploração do pre-sal. O potencial gigantesco juntamente com os avanços tecnológicos, baixando o custo da produção, fez crescer o interesse de empresas petrolíferas, centros de pesquisa e universidades. Cresceram a quantidade de empresas de E&P, e ganharam força centros de pesquisas e universidades. Consequentemente, houve um aumento no volume de publicações e a quantidade de profissionais dedicados a geociências no país. Surgiram novos cursos de pós-graduação na área, aumentaram os eventos e as atividades no setor. Sem dúvida, a indústria do petróleo irá precisar de mais profissionais bem preparados em assegurar a energia necessária para continuar a alimentar o crescimento econômico mundial. O AAPG YP Brasil está envolvida em todas essas dimensões da expansão do setor de óleo e gás.

O AAPG YP Brasil foi fundado no final de 2013 pelo Young Professional Diego Gracioso. Nos dois anos seguintes o YP Brasil desenvolveu poucas atividades por falta de membros suficientes para prosseguir com ativa atuação. Porém, em 25 de novembro de 2015, jovens idealistas, ativos e engajados (foto) retomaram e dedicaram-se ao capítulo promovendo atividades de excelência desde então. Atualmente, o AAPG YP Brasil conta com 62 membros, entre a diretoria executiva, comissões de trabalho e colaboradores, engajados nas necessidades e projetos do capítulo. A perspectiva para o AAPG YP Brasil é de crescimento contínuo.

Na foto (da esquerda para a direita): Clériston, Priscila, Gustavo, Carlos, Lizbeth e Igor.

©2020 AAPG YP BRASIL

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram