O Young Professional Brazil no Leadership Summit 2018 da AAPG

Atualizado: 11 de Out de 2018

Anualmente a AAPG Latin America & Caribean Region (LACR) promove o Young Professional & Student Chapters Leadership Summit (YPSCLS), um encontro regional entre os seus membros, estudantes e profissionais. Nesse ano, o encontro ocorreu entre os dias 24 e 26 de Agosto, na cidade de Bogotá na Colômbia. Esse encontro de liderança visa integrar os membros da AAPG para acompanhar e orientar as atividades dos seus respectivos representantes, além de dar treinamento de liderança e palestras técnicas para os seus participantes.

O evento se iniciou na sexta-feira, com a recepção aos participantes feita por Flover Rodríguez (International vice-chair Student Chapter Committee) e pelos demais integrantes do comitê organizador, os quais trouxeram atividades de integração e palestras com convidados da indústria. Uma das palestras magnas foi ministrada por Scott Tinker, Switch Energy Alliance, falando sobre o engajamento que devemos ter com as questões de energia global. O tema de energia sustentável também foi levantado por Elvira Pureza Gómez, presidente eleita da LACR e por Denise Cox, atual presidente da AAPG, a qual motivou a todos a pensar sobre o desenvolvimento sustentável energético.

Alguns profissionais que já atuam na AAPG trouxeram seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de carreira, Antonio Velasquez, trouxe um pouco da sua experiência profissional dando dicas de como proceder no mercado, Lizbeth Calizaya (YP Liaison) falou sobre o papel dos capítulos profissionais; Ricardo Vargas (LACR Delegate) reforçou as informações sobre o VG program e Mayra Vargas (LACR IBA Coordinator) ministrou sobre as vantagens de desenvolvimento pessoal e profissional dentro da AAPG.

A preocupação com o futuro ficou bem evidente durante o YPSCLS, pois algumas apresentações aliaram análises de mercado com novas tecnologias. Iván Olaya, fez previsões da indústria mundial nos próximos anos; German Bayona, acrescentou sobre a importância de desenvolvermos pesquisas na indústria em conjunto com as universidades, e Pedro Mario Cruz da Nvidia, mostrou as aplicações da inteligência artificial na indústria do petróleo.

Além das palestras técnicas e de treinamento de liderança, ocorreram sessões separadas com profissionais e estudantes. Durante as sessões exclusivas dos jovens profissionais, cada capítulo teve a oportunidade de apresentar sobre a situação atual da indústria em seu país e trocar informações e estratégias aplicadas em suas ações locais, permitindo o aprendizado entre os capítulos.

O Brasil apresentou as suas atividades desenvolvidas durante seu último ano fiscal, as quais também foram relatadas no nosso relatório anual. Com destaque para as atividades que envolveram o Earth Science Week, que viabilizaram parte da Olimpíada Brasileira de Geografia, as palestras técnicas, participação em eventos como o OTC, BPC e CBG; o Quiz ABGP, e as atividades desenvolvidas durante o Congresso Brasileiro de Geologia.

Além da presença do YP Brazil, os membros dos Student Chapters da UFRGS e UFRuralRJ, Natália Gauer e Lucas Cunha, respectivamente, fizeram uma excelente participação no evento e foi firmado um compromisso mútuo de ajuda entre as nossas ações para o próximo ano.

Podemos dizer que participar do YPSCLS 2018 foi muito importante para consolidar o que a AAPG representa, trazendo a sua responsabilidade não só de difundir as geociências, mas também a sua responsabilidade como agente de educação na sociedade.

Gostaríamos de agradecer a todos vocês que nos ajudam com as atividades do YP AAPG Brazil, sejam solicitando palestras, participando de nossas ações, ou simplesmente compartilhando o nosso conteúdo. O nosso profundo agradecimento também aos nossos patrocinadores: à Shell nas ações do Earth Science Week; e à ABGP (Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo) e NVIDIA pelo patrocínio para participar do LACR YPSCLS 2018.





Post escrito pela YP: Priscila Amaral

0 visualização

©2020 AAPG YP BRASIL